terça-feira, 8 de março de 2011

Exame: Curva Glicemica

Vou relatar um pouquinho dessa experiência nada agradável !
CURVA GLICEMICA... 
o terror dos exames ... kkkk ...
Desde o começo da minha gravidez, não parava de pensar nesse tal exame...kkkk.. por já ouvir falar mtoooo mau dele, estava orando todos os dias para não precisar fazer... masss... hoje em dia esse exame já faz parte do pré natal... não tem como evitar. ... Esse exame é para identificar Diabete Gestacional.

O que é a diabete gestacional? 

A diabete gestacional é um problema que surge durante a gravidez. A mulher fica com uma quantidade maior que o normal de açúcar no sangue. É uma condição que quase sempre se normaliza sozinha depois que o bebê nasce -- ao contrário de outros tipos de diabete, que duram a vida inteira.

A diabete aparece quando o corpo não consegue fabricar a insulina -- um hormônio produzido pelo pâncreas -- em quantidade suficiente. A insulina controla a quantidade de açúcar disponível no sangue, para ser usado como fonte de energia, e permite que o excesso de açúcar seja armazenado.

Seu corpo precisa produzir insulina extra para atender às necessidades do bebê -- principalmente da metade da gravidez em diante. Se seu corpo não conseguir fazer isso, você pode ficar com diabete gestacional. Seu nível de açúcar no sangue também pode subir devido às mudanças hormonais da gravidez, que interferem na ação da insulina.

Nas primeiras consultas do pré-natal, você será submetida a um exame de sangue, e nele será feita a medição da glicemia de jejum. Se o médico considerar o resultado alterado, pode pedir um novo exame, o teste de tolerância à glicose -- em que você tem de tomar um líquido doce e uma hora depois colher sangue para dosar a glicemia. No caso de o primeiro resultado ser normal, mas o obstetra considerar que seu risco de ter diabete gestacional é mais elevado, ele pode pedir um novo exame de glicemia de jejum na segunda metade da gravidez. 
Nessa segunda-feira 07/03/2010 fui realizar o exame... 
Preparo: de 8 a 12 horas de jejum =/  Ó CEUS... ! rsrs
Cheguei no laboratório com quase 10 horas de jejum, e fiquei sabendo que meu exame teria duração de 3 horas.. já me bateu um desespero de fome... hihihi ... 
Colhi a primeira amostra de sangue... E tive que ficar com aquela agulha espetadaa até o fim do exame.. (bem eu que sou pouco desastrada) cheguei ate perguntar para enfermeira se não tinha como ela me picar varias vezes ao inves de ficar com aquela agulha o tempo todo... ( Sem chance..rs )
E então a péssima noticia, a hora "menos esperada " a tal da glicose... Ai quee coisa horrivel ... ter que tomar uma garrafa daquilo, e o pior em 5 minutossssss ... =O
(Parece até frescura, mais é muito ruim mesmoooooooooooo)
eu já não consigo tomar uma garrafinha de água inteira em 5 minutos, quanto mais glicose... 
No finzinho, quase ultimos goles... comecei a passar mau ... ecatii ... aquilo começou a me dar ancia, pensei em desitir do exame ali mesmo... Mas com o help da Vovó Zu, consegui respirar fundo e continuar... até que minha pressão "super alta" rsrsrs... caiuuuu mais ainda... 
Resultado:  a enfermeira teve que me levar para uma sala, para deitar, faltou super pouco para eu desmaiar =/    .
Depois disso pedi pra minha mamãe orar, pq eu realmente tava mau... e a enfermeira avisou que seu eu vomitasse a glicose, teria que cancelar o exame e ir outro dia fazer (ou seja tomar aquela garrafinha tudo de novo ). Bom depois de um tempinho de tortura consegui dormir ... Graças a Deus, e ai a cada 1hora que passava a enfermeira ia lá me acordar para tirar sangue ! 
Tadinha da minha mãe que teve que ficar me esperando por quase 4 horas... 
Obs: Aquele liquido e tãão docee, que enquanto eu dormia eu sonhava com SAL ..juroooo... 
Bom.. no fim deu tudo certo... consegui ... =D
Agora só esperar o resultadoo !

Um comentário:

  1. Nossa é ruim mesmo, eu não tomei uma garrafinha mais sim um copo, e levei varias agulhadas diferente de voce.. não sei pq cada laboratorio faz de um jeito.. rsrs
    =]
    Agora só aguardar o resultado que com fé em Deus vai dar tudo certo..
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentario..! Jp e Mamãe Agradece rs !!