segunda-feira, 10 de outubro de 2011

5 meses

No dia 07, meu baby completou 5 meses de muita gostosura, chamego e perfeição hehe. Hoje recebi um email bem legal do Guia do BebÊ, dizendo oq ele já faz... adoro esse tipo de email que mostra o desenvolvimento dos bebês... vou postar aqui !
Olá, KAREN
Veja o que JOÃO PEDRO já pode ser capaz de fazer e como você pode ajudar na estimulação.
Lembre-se: as etapas do desenvolvimento variam de criança para criança.
O que um bebê de cinco meses consegue fazer?
A cabeça e os membros do bebê estão mais simétricos aos 5 meses. Sua postura está cada vez mais firme e já consegue sentar com apoio mantendo as costas retas. Eleva as pernas e alcança os pés, mantém a cabeça estável, rola na cama quando virado de bruços e apoia na palma das mãos tentando levantar.
É a fase da explosão de atividades. Segura objetos e agarra tudo que está ao seu alcance. Consegue inclusive pegar um objeto e trocar de mão.
Nessa fase o bebê coloca tudo na boca. Essa é sua maneira de experimentar as coisas. Ele chupa os brinquedos, coloca o pé na boca, lambe objetos que estão à sua volta, pega o dedo da mãe e tenta morder.
Ri e emite sons ao brincar porque acha divertido os barulhos que faz. Solta gritos de alegria e usa seu “blá-blá-blá” para interromper a conversa dos outros e chamar atenção para si. Seu rosto expressa medo, susto, alegria, raiva, ansiedade, excitação.
Começa a utilizar o contato físico para se comunicar com outras pessoas. Agarra, apalpa, quer sentir e tocar em tudo.
Como sua visão e percepção estão muito evoluídas, começa a estranhar pessoas que não conhece ou não vê freqüentemente. Sua audição está aguçada e ele vira a cabeça quando chamam o seu nome.
Como estimular o bebê de cinco meses?
A escolha dos brinquedos certos é fundamental para o desenvolvimento. É com eles que o bebê vai se ocupar e se divertir, mas principalmente aprender. Os brinquedos ensinam a perceber o duro, o mole, o leve, o pesado, o áspero, o liso, o elástico, o rígido, as cores, os tamanhos, as formas.
Agora, o bebê já reconhece os próprios brinquedos e reage quando tiramos algum deles de sua mão.
Com 5 meses o bebê começa, lentamente, a fazer imitações. Brinque com ele fazendo caretas, abra bem a boca, coloque a língua pra fora, faça bicos e emita sons parecidos com os que ele faz para que ele possa imitar.
Use também o espelho para provocar reações. Provavelmente, ele vai sorrir e vocalizar para a sua própria imagem.
A presença do pai é muito importante nessa fase. O vínculo que se estabelece durante as brincadeiras e os cuidados são fundamentais para o resto da vida. O ideal é que o pai participe ativamente e acompanhe de perto o crescimento e a evolução diária do bebê. Esse é um bom começo para que se tornem, além de pai e filho, grandes amigos.
Coloque músicas variadas para tocar e cante junto com ele, bata palmas e veja a sua reação.

5 comentários:

  1. Parabéns pelos 5 meses do JP!
    Beijos
    Angi

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Agora começa a fase mais maravilhosa.. Cada dia uma descoberta...

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Parabens!!! Essa nova fase é uma delicia...

    Bjus..
    Débora

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!!

    Nãããão, não é uma toalha, é um puff do Pequeno Príncipe! Ganhei de Natal! Sei que ele foi comprado na Tok Stok! Não sei se ainda existe ou se vende no site, mas foi lá que compraram!

    Também adoooro Pequeno Príncipe! Queria o quarto da Sophia todo com esse tema (tem muuitas coisa na Tok Stok também!!), mas minha mãe – que é quem "patrocina nossa vida" – acha muito masculino!

    Parabéns pelo príncipe! Uma nova fase começou e com ela muuitas coisas maravilhosas!!

    Beijos, Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
  5. adorei o blog e to te seguindo.....
    Mas ando chateada porque minha filha tem 8 meses e não sei em que momento o tempo passou voando....rs
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentario..! Jp e Mamãe Agradece rs !!